Trânsito

Detran|ES começa programação do Maio Amarelo com abordagem educativa

Postada em:

Dando início às ações educativas da programação do ‘Maio Amarelo’ no Estado, a equipe de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou abordagem a condutores, pedestres e ciclistas em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na tarde desta quarta-feira (02).

 

Durante a ação, condutores parados no semáforo e pedestres atravessando a faixa foram abordados e receberam orientações sobre comportamento mais seguro no trânsito. Uma equipe de artistas do grupo teatral ONG Avalanche também fez abordagens lúdicas alertando os pedestres que desrespeitavam as normas de trânsito. A ação também contou com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

 

A estudante Victória Agrizani levou uma “bronca” porque atravessou a faixa de pedestres correndo e lendo mensagem no telefone celular. Mesmo assim, ela não se incomodou e gostou da abordagem. “É uma forma diferente e alegre de chamar a nossa atenção e alertar para os perigos dos descuidos no dia a dia. Acabei correndo para não perder a hora e não prestei atenção na rua, mas vou ficar mais atenta”, disse.

 

“É muito importante e me fez pensar que muitas vezes a gente não observa a relação com os outros no trânsito. A ação me levou a refletir no meu comportamento no trânsito” disse a estudante Mariana Souza.

 

A diretoria técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, destacou a importância dessas ações para conscientizar a população e promover um trânsito mais seguro. “Começamos hoje a programação do Maio Amarelo com essa ação de abordagem na rua com os condutores e pedestres capixabas em frente à nossa sede, aqui em Vitória. Teremos várias ações educativas na Grande Vitória e no interior até o fim do mês com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ter atitudes responsáveis no trânsito. Queremos chamar a sociedade para se envolver nas ações e estimular os condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro”, destacou.

 

Durante todo o mês, o Detran|ES vai desenvolver atividades na Grande Vitória e em municípios do interior do Estado, como palestras em instituições de ensino e empresas, abordagem educativas nas ruas e em bares, atividades em shopping e seminários.

 

O ‘Maio Amarelo’ é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Nós somos o trânsito”.

 

Maio Amarelo 2017

 

No ano passado, a equipe de educação de trânsito do Detran|ES realizou 74 ações educativas durante o ‘Maio Amarelo’ em todo o Estado, atingindo mais de 38 mil pessoas com abordagens e palestras educativas.

 

Além disso, foram realizadas ações de abordagem e interação com estandes e ações nos maiores shoppings da Grande Vitória e em municípios do interior, atendendo cerca de 7 mil pessoas e mais de 6.800 ciclistas participaram de passeios ciclísticos por um trânsito mais seguro para todos.

 

O III Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas de Trauma no Trânsito levou carros e motos amassados para a pista, vítimas presas às ferragens, via interditada, ambulâncias e resgate de feridos para alertar cerca de 800 pessoas abordadas diretamente durante ação.